Batizado de ContiGuard, o sistema atua baseado nas imagens geradas por duas câmeras de alta resolução posicionadas lado a lado. A informação das duas é processada por um computador que junta as duas imagens como o cérebro faz com as dos olhos humanos, possibilitando o cálculo da distância entre o carro e os objetos à frente.
As duas câmeras do ContiGuard estão separadas por uma distância de 20 centímetros, num compartimento atrás do parabrisa. Diferentemente dos sistemas que usam apenas uma câmera, elas não apenas permitem medir a distância entre o carro e possíveis obstáculos, mas também a altura dos mesmos em relação à via.
A combinação das duas imagens e a análise de pontos iguais e diferentes entre elas permite que o computador reconheça objetos mesmo quando muito agrupados, sob baixa luminosidade ou baixo contraste. Desta forma, é possível identificar pedestres ou tráfego nos cruzamentos, em algumas situações mais rapidamente que o motorista.
Superposição de imagens permite identificar formas e movimentação |
A combinação também permite determinar para qual direção os pixels individuais se deslocam nos sentidos horizontal, longitudinal e vertical. Isso possibilita calcular o ponto exato de impacto com o objeto e iniciar a frenagem, ao mesmo tempo que alertar o motorista.
O sistema funciona em qualquer velocidade, tem alcance de 60 metros e pode determinar o posicionamento dos objetos à frente do carro com precisão de 20 cm, entre 20 a 30 metros de distância. Futuras versões poderão ser aperfeiçoadas para identificar crianças, ciclistas e cadeiras de rodas. A empresa ainda não anunciou quando e em que carro o sistema será oferecido pela primeira vez.
Fonte e Foto: site Autoestrada.uol.com.br
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